sábado, 27 de novembro de 2010

Meet Isilda Pelicano

 Na passada segunda-feira tivemos uma aula de Cultura da Moda fora de portas. Fomos conhecer uma antiga aluna do IADE, Isilda Pelicano, que hoje em dia é muito conhecida pelo seu trabalho com pele (sempre de origem de animais comestíveis) tem a sua marca e loja próprias e apresenta colecções de senhora semestralmente trabalhando também em fardamentos onde se salientam os projectos para a  Loja do Cidadão, Portugal Telecom na Expo’98 , UEFA Euro 2004 e 2008 entre outros.

 Foi uma aula como nenhuma outra, a disponibilidade da designer para abrir as suas portas e mostrar o que está por de trás do produto final foi infindável. Começámos por ver o trabalho de ilustração da próxima colecção realizado pela Raquel, estagiária do CIVEC, que teve uma mini-reunião com a designer no momento em que chegámos. Logo sentimos a energia do atelier, muito descontraída e prazerosa. A reunião aconteceu no escritório onde já se viam os preparativos para o desfile da colecção Primavera|Verão 2011, tivemos a oportunidade de ver as fichas técnicas onde estão descriminados os outfits e acessórios de cada modelo com a imagem ilustrativa do coordenado completo (um primeiro vislumbre do ciclo de produção do atelier).
Ilustração de coordenado da colecção Primavera|Verão 2011
 Fichas Técnicas para o desfile da colecção
 Zona de estar do escritório
Depois subimos para o atelier propriamente dito onde passamos por dois armazéns um de peles e outro de tecidos. Vimos uma colecção de materiais que faria salivar qualquer interessado em moda, peles de todas as cores e feitios e tecidos com as mais variadas texturas, paletas e padrões, tudo disponível ao toque da nossa mão, um sonho! A designer falou-nos da aplicação dos mesmos em peças com vários materiais (dando como exemplo o casaco que trazia vestido) e na reciclagem de materiais antigos em peças únicas com um interesse actual e contemporâneo. Saindo dos armazéns seguimos para o atelier de corte e costura onde encontrámos uma das tendências de Primavera|Verão 2011, a pele perfurada, um trabalho tão bem feito que a pele quase parece renda. A colecção já estava praticamente terminada mas ainda se viam vestígios da produção da mesma: um vestido no mono, peles cortadas, pedaços de tecido e a costureira Augusta sentada à janela a fazer a bainha de um vestido à mão. Uma energia latejante do trabalho que dá em tornar uma colecção em peças palpáveis.


Voltando um bocadinho atrás no processo fomos ver os moodboards da colecção e os meios de inspiração do atelier. Encontrámos um moodboard que gira à volta de Grace Kelly, quadros de materiais, arquivos de antigas colecções e um número enorme das mais variadas revistas.Temos de admitir que algum tempo foi perdido no mar de revistas, algumas desde o número um até à actualidade como o caso da Vogue Portugal, a simpatia com que a nossa sede foi recebida por parte da designer foi mais uma vez uma surpresa agradável, não faltou entusiasmo em mostrar toda a informação que o atelier tem à disposição para os seus colaboradores. Vimos revistas de tendências, e outras passando pela Vogue até à Hola! (revista lida pelas clientes e por isso parte da pesquisa) e como não podiam faltar as revistas especializadas em pele.

 

A última paragem foi pelo show room da nova colecção onde vimos o produto final de toda a tour do atelier: uma colecção muito trabalhada e com um ar ao mesmo tempo jovem e de ocasião. Já lá estavam as primeiras entradas da próxima colecção de Inverno 2011|2012, as primeiras amostras de materiais.

 
Cheirinho da nova colecção 

Assim vimos o termino de um ciclo e o começo do próximo fechando com chave de ouro uma visita muito agradável e esclarecedora!













 
Colecção de Inverno 2010|2011

Para ver mais ir a: http://www.isildapelicano.com/

By Joana Pimenta

Sem comentários:

Enviar um comentário